sábado, 19 de março de 2011

Libía


O ditador líbio Kadafi recrutou 800 mercenários tauregues do Níger, Mali, Argélia, e Burkina Fasso.  Há boatos de que a lendária Legião Estrangeira esteja contratada pelo ditador para repelir os manifestantes armados. Aqueles que se alistaram para combater ao lado do ditador, foram tentados pelo dinheiro fácil. Alguns mercenários são ex rebeldes de Mali e do Níger, que pegaram armas em 2006 e 2008.
Muammar Kadafi tinha perdido metade do território líbio, depois dessas contratações ele tomou posse do que havia perdido para os manifestantes.
A iniciativa dos rebeldes foi destruir o quartel usado pelos mercenários de Kadafi. O quartel se localizava em Benghazi no leste da Líbia.
Os rebeldes pedem autorização e ajuda da ONU para poderem realizar um ataque aéreo nas tropas leais ao ditador. A ONU não deu resposta ainda, mas faz algum tempo dês do inicio dos combates que porta aviões e navios de guerra americanos já estão se fixando perto dos portos líbios. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton afirmou que o medo dos Estados Unidos é com o poder químico nas mãos de Kadafi. Será que eles estão usando a mesma desculpa que usaram no Iraque para poder tomar controle da jazida de petróleo lá existente? Será que o mundo vai cai na mesma desculpa de novo? Kadafi como é extremamente inteligente disse que se os EUA  invadirem a Líbia milhares morrerão e que se eles suspeitam de algo é para a ONU mandar uma comissão de investigação.
No dia 19/03 os lideres dos países desenvolvidos se reuniram para montar estratégias e decidir o futuro da Líbia. O ditador Kadahfi afirmou que vai transformar o seu país em um inferno caso seja atacado. Aviões de combate e de transporte de todo o mundo já estão se localizando estrategicamente perto em bases aliadas, eles só esperam o sinal para poderem atacarem o Estado da Líbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário