segunda-feira, 14 de março de 2011

Norte da África


Atualmente estamos passando por uma época de transição de poder no norte da África. Muito se deve a ditadores que estão no poder a no mínimo 30 anos.
Na história podemos notar que todas as revoluções sociais modificaram para melhor os Estados. Seria esse o caminho que o Egito, Líbia e outros estão seguindo? Provavelmente sim, não na mesma proporção da Revolução francesa ou da russa, mas com a mesma intenção de modificar seus lideres político. Seria essa a solução do Brasil? Essa é um pergunta que cada um tem que se responder.
Tudo começou quando num ato desesperado na Tunísia, um comerciante ateou fogo na própria roupa após ser impedido pelas de vender legumes na feira. Os protestos foram se espalhando em grande por poções e ganhando força a cada sociedade decepcionada com seus governantes. No Egito os protestos foram realmente impressionantes, a população conseguiu forçar que o ditador Mubarak renunciasse. Mas a maior preocupação hoje é com a Líbia, pois o presidente Kadafi reprimiu os protestantes com tiros, gerando mais violência por parte dos dois lados. A população vem conseguindo dominar parte do Estado da Líbia, mas o ditador já anunciou que continuara reprimindo e será morto como “mártir”.
A respeito dessa revolução armada na Líbia, onde a população conseguiu essas armas todas? Li em um artigo que o grupo terrorista Al Qaeda estava querendo tomar controle da região do norte da África. Será daí que talvez tenham vindo todo esse armamento? Ou será algum país vendo a oportunidade de lucrar com essa revolução? Muito estranho esse armamento de guerra aparecer nas mãos de civis, mesmo armamentos usado por insurgentes e terroristas no Iraque. Não podemos responder a essas perguntas enquanto essa revolução não se desenrolar, pois não podemos provar nada.
Se eu não me engano, o norte da África é uma região produtora de petróleo, que em sua maioria é exportado para os EUA e para Europa. E quais são mesmo os maiores inimigos da Al Qaeda?

6 comentários:

  1. mais nao esta dizendo com qual pais a africa exporta armas

    ResponderExcluir
  2. me ajuda por favor eu preciso fazer um trabalho para a faculdade

    ResponderExcluir
  3. Irá cair sobres os conflitos atuais na minha prova quarta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa desculpa irmão, eu fiquei fora um tempinho e não vi seu comentário. Depois me passa seu email, que precisando de alguma ajuda eu tô ai. Posso ajudar em história geral caso precise tmb.

      Excluir
  4. Alexandre você é foda , quebou meu galho valeu !

    ResponderExcluir
  5. "onde a população conseguiu essas armas todas?" a OTAN mandou o armamento para os rebeldes

    ResponderExcluir